O PROJETO DE ORIENTAÇÃO ESCOLAR e PROFISSIONAL implementa-se todos os anos letivos, aos alunos do 9º ano, consolidando-se como atividade agregadora do desenvolvimento vocacional dos alunos, dado que os mesmos enfrentam a necessidade de tomar decisões, quer para a escolha da área do ensino secundário, quer do curso ou profissão a seguir posteriormente. Estas decisões nem sempre são fáceis, pois além de serem das primeiras na vida dos jovens, são encaradas como tendo grande impacto nos seus futuros e percursos pessoais e profissionais. Assim, recorrer a um apoio especializado pode ajudar os alunos/jovens a construir um projeto de vida que favoreça a sua identidade pessoal e uma maior autonomia e segurança na tomada de decisão e na sua relação com o mundo do trabalho.
- Promover o contacto e a valorização do trabalho e das profissões;
- Procurar que os alunos estabeleçam relação entre o seu percurso escolar e as oportunidades profissionais futuras;
- Promover a reflexão crítica acerca da igualdade de género no mundo do trabalho.
- Contribuir para a promoção do autoconhecimento e da exploração vocacional que facilite a recolha de informações sobre profissões e cursos de forma a desenhar o percurso formativo mais adequado.
- Reconhecer e avaliar características de personalidade, interesses, aptidões, valores pessoais e profissionais;
- Analise dos perfis de interesse, aptidões e ligação com o percurso escolar pretendido do aluno;
- Promover a tomada de decisões vocacionais mais conscientes e realistas.
- Apoiar a tomada de decisão vocacional e implementação de um projeto de vida;
- Facilitar o acesso a informação pertinente sobre cursos do ensino secundário (área de residência/áreas envolventes);
- Informar sobre o processo de candidatura e acesso ao ensino secundário.
O Programa de Orientação Vocacional terá início no 2º período e subdivide-se em 5 fases:
1ª Etapa: Sessão de Sensibilização para a Orientação Vocacional;
2ª Etapa: Realização de Provas de Orientação Vocacional:
- IPP-R – Interesses e Preferências Profissionais (edição Revista);
- SDS – Interesses Vocacionais de Holland;
3ª Etapa: Entrevistas Individuais no GAAF/SPO;
4ª Etapa: Entrega dos Relatórios Individuais;
5ª Etapa: Visitas de Exploração Vocacional à Feira Qualific@ e às escolas do concelho que permitem o prosseguimento de estudos.
- Direção Geral do Ensino Superior: https://www.dges.gov.pt/pt
- Design The Future (Exploração de profissões): https://www.designthefuture.pt/
- Inspiring Future: https://www.inspiringfuture.pt/stories
- Universia: https://www.universia.net/pt/actualidad/orientacion-academica