O QUE É?
São requisitos de acesso ao Quadro de Valor:
- O esforço desenvolvido de maneira exemplar para superação de dificuldades;
- Manifestação do espírito de solidariedade relevante e continuado;
- Participação em concursos internos ou externos e/ou de provas no âmbito do desporto escolar;
- Desempenho global satisfatório (sem níveis inferiores a três) relativamente aos alunos sujeitos a planos de acompanhamento e ou de recuperação;
- Menção de Satisfaz Bem na Área de Educação Cívica e Ambiental;
- Apreciação global do comportamento, Bom;
- Não ter sido sujeito, nesse ano, a alguma medida disciplinar devidamente registada.
Aos alunos que integrem, no final de cada período, o Quadro de Valor será atribuída a menção respetiva que será registada no processo individual.
São requisitos de acesso ao Quadro de Mérito:
- A obtenção de média, no mínimo, de quatro unidades e cinco décimas (4,5) nas Áreas Curriculares Disciplinares e menção de Satisfaz Bem na área de Educação Cívica e Ambiental;
- O mérito demonstrado em trabalhos ou atividades de âmbito curricular realizadas;
- Não ter tido nenhum nível inferior a três e bom comportamento a todas as disciplinas;
- Não ter sido sujeito, nesse ano, a alguma medida disciplinar devidamente registada.
Aos alunos que integrem, no final de cada período, o Quadro de Mérito será atribuída a menção respetiva que será registada no processo individual.
O Quadro de Excelência reconhece os alunos que revelem excelentes resultados escolares na avaliação interna e externa.
São requisitos de acesso ao Quadro de Excelência:
- A obtenção de média, no mínimo, de quatro unidades e cinco décimas (4,5) no conjunto das várias Áreas Curriculares Disciplinares, nenhum nível inferior a quatro e menção de Satisfaz Bem na área de Educação Cívica e Ambiental;
- No final do ano letivo, os alunos do 6º e 9ºanos terão de obter, no mínimo, nível 4 nos Exames Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática.
Atribuição das menções de Excelência
Aos alunos que integrem, no final do ano letivo, o Quadro de Excelência será atribuída a menção respetiva que será registada no processo individual.
A atribuição das menções pode corresponder também a um prémio simbólico de natureza eminentemente educativa, dependendo das possibilidades da escola e da dinâmica que a interação com o meio possibilitar.
Os alunos que integrem, no final do ano letivo, o Quadro de Excelência, receberão um diploma, no início do ano letivo seguinte, a ser entregue pelo Diretor do Agrupamento ou outro representante, numa Cerimónia a realizar com a presença dos familiares dos alunos, professores e outras entidades.