O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus+ da União Europeia.
Tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
O nosso Agrupamento já tem uma Academia Júnior eTwinning (AJE)!
Queremos dar mais VOZ aos muitos alunos eTwinners que participam nos mais diversos projetos eTwinning deste agrupamento!
E a nossa AJE já tem logótipo!
De entre todos os logótipos candidatos, os alunos eTwinners votaram e elegeram o que foi realizado pelos alunos Nina Teixeira, Leonor Mouta, Francisco Carvalho, Mafalda Pinto e Margarida Bravo.


A AJE também já tem uma Mentora Júnior eTwinning, a Beatriz Rodrigues do 9ºE, que também foi escolhida pelos colegas eTwinners. Entre Janeiro de 2023, alguns elementos da AJE estiveram junto de várias turmas para falar sobre a importância de se ser um Bom Cidadão Digital, abordando 3 temas essenciais: a Netiqueta, a Cibersegurança e os Direitos de Autor.


Escola parceira
- Escola Vedruna Ripoll, Espanha
- CEIP San Lázaro- Escuelas Blancas, Espanha
- ITT E. Morselli, Itália
- Hasan Aybaba Anadolu Lisesi, Turquia
- Kılıçarslan Ortaokulu, Turquia
- Atatürk İlkokulu, Turquia
- Zespół Szkół Górniczo-Energetycznych w Koninie, Polónia
Escola parceira
- Základná škola Hroncova 23, Košice, Eslováquia
- Kenan Çetinel Ortaokulu, Turquia
Escola parceira
- GAZİANTEP NURAY TUNCAY KARA BİLİM VE SANAT MERKEZİ, Turquia
- Gazi Ortaokulu, Turquia
- IES Nosa Señora dos Ollos Grandes, Espanha
Escola parceira
- School Oskarja Kovacica, Lubliana, Eslovénia
- E eis que o trabalho desenvolvido entre os alunos Portugueses e Eslovenos deste projeto eTwinning, que teve uma parceria muito especial, o Cine Clube de Viseu, resultou num filme de animação, intitulado "Cinfães Glorioso". Ora vejam!
- Este Projeto recebeu o selo eTwinning Quality Label e os alunos receberam também o selo eTwinning Pupil Quality Label.





-
Em maio de 2022, o mesmo filme de animação conseguiu um prémio no Festival "Ação08 - Festival de Vídeo Escolar", organizado pela "AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual", no âmbito dos XXII Encontros de Cinema de Viana do Castelo.
As eTwinners, Carolina Pontinha e Beatriz Rodrigues (também Mentora Junior eTwinning) foram até Viana do Castelo receber o prémio de "Melhor filme de Animação do 3ºCiclo do Ensino Básico".
Estamos todos de parabéns!



Projeto desenvolvido no âmbito do programa Erasmus + KA2
Escolas parceiras:
- Demirçelik Secondary School, Iskenderun, Turquia
- Scoala Gimnaziala Vama Buzaului, Vama Buzăului, Roménia
- Inčukalns' Primary School, Inčukalna Novads, Letônia
- IC La Pira Gentiluomo, Messina, Itália
Projeto desenvolvido no âmbito do programa Erasmus +
Escolas parceiras:
- École maternelle Vauthier-Sircoulon, Besançon, França
- Przedszkole nr 8 w Brodnicy, Brodnica, Polónia
- VI OY" Bratia Miladinovi", Silven, Bulgária
- 5o Nipiagogeio Kilkis, Kilkis, Grécia
- Twinspaces Links:
Projeto desenvolvido no âmbito do programa Erasmus + KA2
Escolas parceiras
- Oberschule Bad Essen, Bad Essen, Alemanha
- Colegio Fernando de los Ríos, Ronda, Espanha
Projeto desenvolvido no âmbito do programa Erasmus +, KA2
Escolas parceiras
- Szkola Podstawowa im. Jana Pawla II w Kluczach, Klucze, Polónia
- ICS "Cap. Biagio Puglisi" di Acate, Acate (Rg), Itália
- 2nd Primary School of Vrontados Chios, Brontados Xios, Grécia
- Gazi Ortaokulu, Seyhan, Turquia
Projeto desenvolvido no âmbito do programa Erasmus + KA2
Escolas parceiras
- INS Julio Antonio, Móra d'Ebre, Espanha
- Collège Marcel Pagnol, Noyen-Sur-Sarthe, França
- Základná škola s materskou školou Dolné Orešany, Dolné Orešany, Eslováquia
- Twinspace
Projeto desenvolvido no âmbito do programa Erasmus + KA1
Twinspace
Projeto desenvolvido no âmbito do programa Erasmus + KA1
Twinspace
Projeto desenvolvido no âmbito do programa Erasmus + KA1
Twinspace
EUROPE – FREEDOM THROUGH ART (2º E 3º CICLOS)
Este projeto visa, entre várias coisas, explorar a relação entre arte e liberdade e arte como identidade cultural de um país. Os alunos irão pesquisar sobre as suas referências culturais/artísticas e as do seu parceiro europeu, sendo esta uma forma de celebrar a diversidade e fomentar o trabalho cooperativo.
Terão, também, oportunidade de se expressarem, criando e recriando pinturas famosas, gerando imagens na IA sobre o seu conceito de Europa, tendo como base a riqueza civilizacional e cultural do velho continente. Através da dinamização das atividades irão, com certeza, expandir o seu conhecimento sobre esta temática e ficarão sensibilizados para a importância da liberdade nas mais diversas formas de expressão através da Arte. Será uma viagem através da arte que poderá levar-nos por caminhos diversos.
Este é um projeto entre alunos da nossa escola, de uma escola grega ( 1st Primary school of Malesina) e outra espanhola.
“Europe – Freedom through Art” tem como objetivos:
- Ser organizado e capaz de trabalhar com grupos de alunos internacionais;
- Desenvolver competências no âmbito da língua Inglesa;
- Utilizar as TIC para facilitar o trabalho, promover a interação e a comunicação, atingir os objetivos didáticos e motivar os alunos;
- Tomar consciência do direito de se expressarem em liberdade através de várias formas de arte;
- Promover o intercâmbio cultural entre os países envolvidos;
- Conhecer artistas dos dois países;
Tomar consciência da importância da Arte na construção da identidade cultural de um país;
O trabalho artístico é importante porque estimula a criatividade, o pensamento crítico e a auto expressão. Este projeto tem como objetivo incentivar as crianças a usar a criatividade, a exploração e a desenvolver competências artísticas básicas. Além disso, ajudará a desenvolver a capacidade de resolução de problemas e a aumentar a inteligência emocional, permitindo que as crianças explorem e comuniquem as suas emoções de forma visual. Os alunos irão também desenvolver a literacia digital e o uso da língua inglesa.
Este é um projeto entre os alunos do 3.º ano da Turma E da Escola Básica de Cinfães, com os alunos de duas escolas portuguesas (Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, Viseu, e Agrupamento de Escolas do Bom Sucesso, Alverca do Ribatejo), duas gregas (8th Primary School of Nea Ionia Volou e 87th Primary school of Thessaloniki) e uma italiana (Istituto Comprensivo Cambiano,Torino).
“A Journey through Art” tem como objetivos:
- Incentivar a criatividade e a autoexpressão: oferecer aos alunos a oportunidade de explorar a imaginação e expressar os pensamentos e sentimentos através da arte;
- Desenvolver a motricidade fina: melhorar a motricidade e destreza através de atividades como desenho e pintura;
- Promover a resolução de problemas e o pensamento crítico: a elaboração de trabalhos artísticos geralmente envolve a tomada de decisões e a resolução criativa de problemas, ajudando os alunos a pensar criticamente sobre como abordar e concluir o trabalho;
- Promover a colaboração e a comunicação: Ao trabalhar em grupo, as crianças aprendem a colaborar, compartilhar ideias e comunicar de forma eficaz com outras pessoas;
- Desenvolver a literacia digital através das TIC: utilizar diferentes ferramentas digitais para atingir objetivos didáticos e motivar os alunos;
- Desenvolver competências no âmbito da língua Inglesa.
