O programa Eco-escolas está vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, sendo implementado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) em vários países desde meados dos anos 90. Em Portugal iniciou-se no ano letivo 1996/97 e desenvolve-se atualmente em concelhos pertencentes a todos os distritos e regiões autónomas do país. O programa destina-se preferencialmente às escolas do ensino básico, mas pode estender-se a qualquer grau de ensino.
O programa é coordenado ao nível internacional, nacional, regional e de escola, o que permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente. Este programa conta ainda com a parceria dos municípios e com apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades.
- Estimular o hábito de participação, envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e na implementação das ações;
- Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, a nível pessoal, familiar e comunitário;
- Promover a valorização económica dos resíduos sólidos através da sua utilização na produção de artefactos e objetos diversos;
- Promover a criatividade;
- Valorizar o património local.
Comunidade Escolar
A proposta lançada às escolas implica a adoção de uma metodologia de trabalho, desenvolvida ao longo de 7 passos:
- Conselho Eco-Escola (quem; quando reúnem; etc.);
- Auditoria ambiental (levantamento da situação ambiental da escola);
- Plano de ação (medidas a implementar: como, quando, que atividades);
- Monitorização e avaliação (reformular e adaptar o plano);
- Trabalho curricular (inserir nas atividades letivas);
- Informação e envolvimento da escola e da Comunidade (divulgação das ações; organização de eventos; dias especiais; comunicação social...);
- Eco-Código (elaboração de um código de conduta).
Portefólio de apresentação de evidências do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo.
"Gostei muito de participar na atividade de criar os enfeites de Natal com cortiça e aprender mais sobre como podemos reutilizar materiais para proteger o ambiente." Leandro Faria
"Foi muito gratificante ver os alunos empenhados na recolha de roupa para reutilizar e doar, promovendo solidariedade e sensibilizando para a importância de reduzir o desperdício." Fernanda Silva