Skip to main content

Relato da nossa experiência Erasmus na Polónia

28 maio 2024

Relato da nossa experiência Erasmus na Polónia

Relato da nossa experiência Erasmus na Polónia

Relato da nossa experiência Erasmus na Polónia

Nós, Madalena Silva do 7ºA, Jader Machado e Pedro Ferreira do 7ºB e Gonçalo Jesus do 7ºE participámos num encontro de estudantes do projeto Erasmus “Skill by Skill up to Success” na Escola Podstawowa im. Leonarda Prystroma w Tołczach, na vila de Tołcze, na Polónia. Acompanharam-nos os professores Pedro Peixoto e Joana Correia. Este projeto é coordenado pelo nosso Agrupamento e junta escolas do Chipre, Polónia, República Checa e Sérvia.

 

A nossa aventura Erasmus começou bem cedo, ainda de madrugada, no domingo, quando nos encontrámos às 3.00H no aeroporto do Porto para partirmos rumo à Polónia. O voo fez escala em Amsterdão e como foi uma escala de mais de 10 horas aproveitámos para conhecer um pouco da capital dos Países Baixos. Visitámos o Museu Rijks, um museu nacional dedicado à História e Artes dos Países Baixos, onde vimos quadros originais de Van Gogh e Rembrandt e passeámos de barco pelos canais de Amsterdão. Ao final da tarde seguimos no segundo voo do dia e chegámos a Varsóvia já de noite. Como estávamos cansados fomos logo para o hotel.

Na segunda-feira, dia 20, acordámos bem cedo e fomos logo tomar o pequeno-almoço ao Café Nero, no centro da capital polaca. Depois seguimos para o Centro Histórico de Varsóvia, onde percorremos as principais ruas. Ficámos surpreendidos com os muitos e bonitos edifícios recuperados após a 2ª Guerra Mundial. Depois de almoço seguimos em direção à estação de comboios, onde fizemos uma incrível viagem panorâmica de duas horas até à cidade de Białystok, situada no nordeste da Polónia, a poucos quilómetros da Bielorrússia. Quando chegámos tínhamos à nossa espera as famílias de acolhimento e um bonito arco-íris. Despedimo-nos dos professores e seguimos para casa dos nossos amigos polacos. Tão bem que fomos recebidos!

No 3º dia fomos para a Escola conhecer os nossos colegas do projeto Erasmus. Os alunos polacos receberam-nos com bonitas músicas, danças e poemas tradicionais da Polónia. Depois de uma visita guiada pela escola fomos visitar o Museu de Fotografia de Tołcze e, de seguida, fomos a uma cerimónia com o Presidente da Câmara Municipal, onde recebemos algumas lembranças. Regressámos à escola, onde cada grupo de alunos apresentou o seu país, vila e escola numa reunião Erasmus.

Na quarta-feira levantámo-nos cedo e fomos diretos para a Escola da Floresta, uma escola que tem uma forma de ensino diferente, com muitas atividades ao ar livre. Aí fomos divididos em grupos mistos para realizarmos algumas atividades na natureza, tais como construir abrigos, fazer jogos e percorrer caminhos pedestres para observar a fauna e flora, num ambiente de alegria e cooperação. Quando regressámos ao acampamento jogámos voleibol, futebol e almoçámos juntos ao ar livre.

Na quinta-feira visitámos o Museu de Arte Popular de Podlaskie, que recria uma aldeia polaca de há dois séculos atrás. Aí participámos em dois workshops: um de tapeçaria e outro de cerâmica. Fizemos uns objetos que trouxemos como recordação destes dias passados na Polónia. Depois fomos almoçar à cidade de Białystok e à tarde fomos passear pelo centro histórico, onde vimos vários monumentos, com destaque para um antigo Palácio que agora é uma Faculdade de Medicina. No final desse dia juntámo-nos num parque da cidade, onde fizemos vários jogos e atividades ao ar livre.

No último dia desta semana Erasmus visitámos um parque aventura que fica próximo da Escola de Tołcze onde fizemos várias atividades, com destaque para o arborismo e slide. Depois de um almoço à volta da fogueira tivemos a cerimónia de entrega dos certificados de participação neste encontro Erasmus. Depois fomos para as casas das famílias de acolhimento preparar as nossas malas para o regresso.

No sábado despedimo-nos das famílias de acolhimento na estação de comboio de Białystok e seguimos viagem para Varsóvia para apanharmos dois voos: um para Amsterdão e outro desta cidade para o Porto. À chegada tínhamos as nossas famílias à nossa espera depois de uma intensa semana Erasmus.

Gostámos muito desta experiência Erasmus e aconselhamos todos a não perderem a oportunidade de participarem neste tipo de atividade! Foi muito bom estarmos com as famílias que nos receberam, pessoas muito humildes, simpáticas, acolhedoras e gentis. Gostámos de conhecer novos amigos de outros países. É bom ter amigos de outros países e com outras culturas e tradições. Ficámos admirados com a escola polaca, muito pequena, mas com muito para mostrar. Também nos surpreendeu a liberdade que os alunos tinham. Agora sentimo-nos mais à vontade para falar Inglês. Foi uma experiência única, incrível e inesquecível!

 A equipa Erasmus que visitou a Polónia

Galeria de Imagens

Visualizações:
526

A TV DA NOSSA ESCOLA