Skip to main content

Em memória do passado, memória para o futuro…

02 maio 2024

Em memória do passado, memória para o futuro…

Em memória do passado, memória para o futuro…

Em memória do passado, memória para o futuro…

O programa comemorativo da Revolução dos Cravos que o Agrupamento levou a cabo culminou, hoje, com a inauguração de um padrão alusivo ao 25 de Abril, numa cerimónia que juntou alunos, pessoal docente e não docente, Conselho Geral, Assembleia Municipal, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e Executivo Camarário na celebração da liberdade e da democracia.

O monumento, que simbolicamente apresenta as dimensões 2024x50, situado junto à entrada principal da Escola Básica General Serpa Pinto, sede do Agrupamento, decorado com um painel da autoria da professora Sónia Ribeiro, presta homenagem aos corajosos heróis que enfrentaram a opressão. Os azulejos conjugam elementos que retratam momentos icónicos da Revolução, como os cravos vermelhos, o rosto do Capitão Salgueiro Maia, bem como elementos da esfera armilar e do escudo português.

Mas a cerimónia não se limitou à celebração. No interior do padrão, foram encerradas duas cápsulas do tempo, uma da responsabilidade do Agrupamento, outra da Autarquia. Aqui ficarão guardados pela sabedoria do tempo os nomes e as fotografias de todos os que constituem a “família” Serpa Pinto no cinquentenário da Revolução dos Capitães, cartas ao futuro do Sr. Diretor do Agrupamento, do Sr. Presidente do Conselho Geral, do Sr. Presidente da Câmara Municipal e do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, bem como outros objetos simbólicos e fotografias da homenagem. Memórias de hoje para a posteridade, de dois dos pilares da democracia: a escola pública e o poder local.

Mais do que um padrão comemorativo, é um marco, um “pilar” que preserva os valores que cabem em 50 anos de democracia, para que as futuras gerações testemunhem o espírito e a memória deste momento, pois “a democracia e a liberdade são bens preciosos, mas frágeis que é necessário proteger”... sempre!

Galeria de Imagens

Visualizações:
263

A TV DA NOSSA ESCOLA