Skip to main content

Agrupamento recebeu 10 professores de outros países em evento Erasmus

26 janeiro 2024

Agrupamento recebeu 10 professores de outros países em evento Erasmus

Agrupamento recebeu 10 professores de outros países em evento Erasmus

Agrupamento recebeu 10 professores de outros países em evento Erasmus

Entre os dias 23 e 25 de janeiro, o nosso Agrupamento recebeu um evento formativo do projeto Erasmus+ "Skill by Skill up to Success", que junta a nossa escola (coordenadora do projeto) e escolas parceiras do Chipre, Polónia, República Checa e Sérvia, com vista ao desenvolvimento de atividades que reforcem as competências sociais, culturais e linguísticas dos alunos das escolas participantes no projeto.

Neste evento participaram, para além de diversos docentes do nosso Agrupamento, vários professores das escolas parceiras no projeto, a saber, a Dimotiko Scholeio 23, de Limassol (Chipre), a Základní škola Ostrožská Nová Ves, de Ostrožská (República Checa), a Szkoła Podstawowa im. Leonarda Prystroma w Tołczach, de Tołcze (Polónia) e a Osnovna skola Sveti Sava, de Batocina (Sérvia).

O evento contou com várias atividades. No primeiro dia realizou-se a cerimónia de boas-vindas dinamizada pelos alunos do 6º A e 7º B. De referir que alguns espaços da escola foram decorados com materiais alusivos ao programa Erasmus+ e aos países do projeto. Seguiu-se a visita guiada pela escola sede, onde os professores tiveram a oportunidade de contactarem com muitos elementos da nossa comunidade educativa (professores, alunos e funcionários) e conhecer melhor o funcionamento da nossa instituição.

Durante este evento foram dinamizados diversos “workshops” alusivos aos temas da empatia e inteligência emocional, bem como da importância das artes no apoio à aprendizagem e ainda sobre o “geocaching”, com o objetivo de permitir aos professores das cinco escolas deste projeto o contacto com estratégias pedagógicas que possibilitem a elevação dos níveis de motivação e desempenho dos alunos para a aprendizagem. Para além destes “workshops”, os professores dos cinco países deram a conhecer os sistemas educativos de cada um dos países presentes neste projeto Erasmus+, de forma a que da partilha possam ser retiradas ideias inovadoras que levem à melhoria do processo educativo de cada escola. O evento teve ainda atividades de âmbito cultural, com destaque para a receção nos Paços do Concelho e a visita efetuada ao Vale do Bestança e à aldeia de Marcelim.

Os professores estrangeiros tiveram ainda vários momentos de confraternização com professores e alunos da nossa escola, com destaque para a sua participação em aulas das turmas do 7ºB, 7ºE e 9ºA. De destacar ainda a visita efetuada ao Centro de Apoio à Aprendizagem na área da Multideficiência, localizado no Centro Escolar de S. Cristóvão, que foi alvo de bastantes elogios pela  forma como a Educação Inclusiva é desenvolvida no Agrupamento.

De referir que este projeto teve o seu início em setembro de 2023 e que o próximo evento internacional deste projeto Erasmus+ está previsto que se realize no próximo mês de maio na escola da Polónia, contando com a presença de 4 alunos acompanhados por 2 professores em representação do nosso Agrupamento.

Poderão saber mais sobre este projeto em: www.sites.google.com/view/skillbyskill

Pedro Peixoto (Coordenador do projeto)

Visualizações:
126

A TV DA NOSSA ESCOLA