Skip to main content

Intercâmbio Erasmus "Learning in Nature"

26 janeiro 2024

Intercâmbio Erasmus "Learning in Nature"

Intercâmbio Erasmus "Learning in Nature"

Intercâmbio Erasmus "Learning in Nature"

Alunos e professores da Escola Básica General Serpa participam em intercâmbio Erasmus na Steinerkoulu em Oulu, Finlândia.

Sob o cenário pitoresco das paisagens cobertas de neve da região de Oulu, na Finlândia, teve lugar o primeiro intercâmbio Erasmus+ do projeto “Learning in Nature”, que juntou alunos e professores da Finlândia, Portugal, Letónia e Grécia. As atividades desenvolvidas, centradas no tema da neve, não apenas proporcionaram uma experiência única aos participantes, como também fortaleceram os laços culturais entre os países envolvidos.

Durante uma semana intensiva, discentes e docentes experienciaram uma série de atividades pensadas para explorar os diferentes aspetos da neve, desde o seu impacto ambiental até ao seu papel no quotidiano das comunidades locais. Sob a orientação de professores da Steinerkoulu de Oulu, escola anfitriã, bem como de outros parceiros locais, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar uma variedade de atividades, incluindo desportos de inverno, abordagem de temáticas como a sustentabilidade, economia circular, alterações climáticas e preservação ambiental, aulas práticas de trabalhos manuais, “outdoor learning”, caminhadas pela natureza, jogos exploratórios, visita à Universidade de Oulu, ao Jardim Botânico e Centro de Reciclagem, etc.

Os principais objetivos do intercâmbio foram promover a compreensão intercultural e a troca de conhecimentos entre os estudantes e professores dos quatro países. Ao explorar um tema tão universal como a neve, os participantes puderam compartilhar as suas próprias experiências e perspetivas únicas, enriquecendo assim a experiência educacional de todos os envolvidos. As atividades realizadas incentivaram os participantes a pensar criticamente e a considerar o impacto das suas ações individuais e coletivas no meio ambiente.

Para muitos dos participantes, esta foi uma oportunidade única de sair da sua zona de conforto e de se envolverem num ambiente totalmente novo, reconhecendo que esta experiência os fez apreciar ainda mais a diversidade cultural e a importância de aprender com os outros.

No encerramento deste intercâmbio, os participantes não apenas levaram para casa novas habilidades e conhecimentos, mas também amizades duradouras e memórias inesquecíveis. O sucesso desta iniciativa destaca o valor dos projetos Erasmus na promoção da compreensão global e na construção de pontes entre diferentes culturas.

António Oliveira e Sérgio Caldeira

Visualizações:
140

A TV DA NOSSA ESCOLA