Istituto Comprensivo Chieri 1, em Itália, recebe professores e alunos do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto
Istituto Comprensivo Chieri 1, em Itália, recebe professores e alunos do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto
Entre os dias 2 e 8 de maio, as docentes Cristina Marques e Mónica Ferreira, juntamente com as professoras Alice Cardoso e Helena Botelho em acompanhamento a alunos, no âmbito do projeto eTwinning/Erasmus Let´s Grow Green, puderam participar na dinâmica designada de “professor sombra”. Essa prática pretende que professores de outros países possam experienciar outras realidades em contexto educativo. Assistir a aulas, participar em diferentes atividades, muitas em “outdoor learning”, conhecer as diretrizes da organização escolar, assim como perceber as diferentes áreas curriculares do ensino italiano, revelaram ser uma mais-valia para o desenvolvimento e aplicação de boas práticas educativas.
Entre os dias 2 e 8 de maio, as docentes Cristina Marques e Mónica Ferreira, juntamente com as professoras Alice Cardoso e Helena Botelho em acompanhamento a alunos, no âmbito do projeto eTwinning/Erasmus Let´s Grow Green, puderam participar na dinâmica designada de “professor sombra”. Essa prática pretende que professores de outros países possam experienciar outras realidades em contexto educativo. Assistir a aulas, participar em diferentes atividades, muitas em “outdoor learning”, conhecer as diretrizes da organização escolar, assim como perceber as diferentes áreas curriculares do ensino italiano, revelaram ser uma mais-valia para o desenvolvimento e aplicação de boas práticas educativas.
Numa das aulas de Ciências Naturais do professor Diego Masera, observou-se a importância da interdisciplinaridade na realização do projeto de turma, subordinado ao tema “O ciclo da água”. A turma, dividida em vários grupos, estava envolvida na construção do “Gioco dell´acqua”, que compreendia a elaboração das regras, do tabuleiro e dos cartões de perguntas e respostas. Todas estas tarefas foram facilitadas, uma vez que o mobiliário ergonómico era ajustável às necessidades da metodologia aplicada.
A par desta experiência de job-shadowing 6 alunos viajaram para o Norte de Itália, província de Piamonte, cidade de Chieri, para, na mesma escola, passarem uma semana rica e variada em atividades educativas no Istituto. Conheceram a bonita cidade de Turim, primeira capital italiana, percorreram o Superga Natural Park, localizado no Pino Torinese e ainda houve tempo para elaborar um jardim aromático sensorial.
Este projeto é a prova de que com pequenos passos no eTwinning se pode chegar a outros horizontes, criando também a possibilidade de facultar experiências europeias aos nossos alunos eTwinners.
Uma vez mais, estas experiências revelam-se profícuas naquilo que acreditamos ser o papel do professor no futuro: a partilha de saberes através do Clube Europeu.