O tema do projeto foi a “Igualdade de género” e, dentro deste, foi abordado o subtema “Partilha de tarefas domésticas”.
Com a implementação deste projeto, pretendeu-se, essencialmente, incentivar e sensibilizar os alunos a conhecer o conceito “Igualdade de género”, de forma a promover a igualdade de direitos e deveres, de ambos os géneros, no que concerne à partilha de tarefas domésticas. Visou-se, deste modo, contribuir para a desconstrução de estereótipos, ainda muito enraizados na nossa cultura.
Como forma de trabalhar esta temática, foram desenvolvidas diversas atividades, nomeadamente: aplicação de um inquérito, leitura e exploração da obra “Maruxa” de Eva Mejuto e Mafalda Milhões, e a elaboração de um painel. Visto que trabalhar para a igualdade de género deve ser uma preocupação e um objetivo transversal à sociedade, deve existir na escola, mas primeiramente em casa, foi convidada a vir à sala de aula a representante dos Encarregados de Educação da turma, cujo testemunho sobre o tema se constituiu como uma mais-valia e um reforço, de extrema importância, para a sensibilização da turma.
Este projeto foi motivador, estimulante e desafiante, capaz de promover uma melhoria da autoestima, confiança e autonomia dos alunos, bem como o desenvolvimento das suas capacidades linguísticas, aptidões cognitivas e aprendizagem de conteúdos.