AS NOTÍCIAS

Na sequência da aprovação, em votação final do orçamento suplementar para 2020, da suspensão da devolução dos manuais escolares no presente ano escolar, ocorrida hoje na Assembleia da República, venho por este meio informar de que fica suspenso todo o processo relativo ao circuito de reutilização/devolução de manuais escolares.

terça-feira, 30 junho 2020 14:04

És finalista!

Querido(a) aluno(a),
Finaliza um ano letivo: és finalista! Cumpriste a tua tarefa, de acordo com a tua vontade… Vivenciámos um ano escolar muito difícil, marcado pela Pandemia da Covid-19. Sofremos. Perdemos muitas das coisas que agora consideramos tão importantes! Não foi fácil para ninguém, mas ninguém ficou indiferente e cada um fez a sua parte. Agora rumarás a um novo percurso escolar. Oxalá leves contigo as competências necessárias para vingar numa sociedade que precisa, mais do que nunca, de pessoas amáveis, sensíveis, responsáveis e lutadoras! No percurso que irás fazer, adquirirás novos saberes, nunca esquecendo os que foste aprendendo ao longo do ciclo básico de estudos. Disso necessita a tua LUTA! Luta por seres FELIZ, por ganhares reconhecimento junto dos que te querem bem. Nós, teus professores, não fomos exceção… O vosso bem-estar é o nosso. A vossa aprendizagem é o nosso maior prémio, assim como a alegria de vos ver ter sucesso e seguir um caminho venturoso!

Com a estima das tuas professoras de Português:

Helena Duarte e Rita Almeida
Junho de 2020

segunda-feira, 29 junho 2020 21:10

Artistas Vivos

Visita a Livraria on-line de Educação Visual 3º ciclo AEGSP, um espaço de partilha de saberes e de criação individual e coletiva, onde podes desfolhar a série de livros da coleção ARTISTAS VIVOS.

O Desafio #EVterçaÀterça nasceu do desejo de levar artistas da nossa região às aulas síncronas de EV. Assim, durante 3 semanas seguidas, o desafio foi lançado também aos amigos artistas que prontamente aderiram.

A Prof. Sónia Ribeiro realizou webinars com artistas vivos para as turmas do 7ºAB,C e 8ºA e E!

Depois, utilizando uma ferramenta simples como o"Book Creator", cristalizou essas entrevistas em livros, para que esta experiência pudesse chegar a todos. Cada livro contém: breve currículo do artista, fotografias de algumas das suas obras, acesso à entrevista em vídeo, acesso à visita ao atelier pelo próprio e acesso ao padlet ARTISTAS VIVOS onde podem fazer perguntas aos vários artistas convidados. Eles contam com as vossas perguntas e... para o ano há mais e com muitas novidades!!!

Prof. Sónia Figueiredo



sexta-feira, 26 junho 2020 21:26

O desafio dos tempos que correm

Há convites e desafios para os quais o “Não” não pode ser resposta! Em boa hora o professor António José Oliveira aceitou o desafio lançado pelo Sr. Diretor do Agrupamento, o professor Manuel Pereira, de escrever para o semanário Expresso e, assim, fazer das suas as nossas palavras. O texto, de sincera pertinência, não só tem o mérito de retratar o dia a dia do que tem sido o trabalho, as inquietações e as superações de muitos professores, mas, certamente, alunos e famílias se reveem também nesta crónica. Há textos assim, que nos tocam, que nos retratam coletivamente, que nos deixam orgulhosos!

Parabéns, professor António José Oliveira, colega e amigo Tó Zé!

“Transforme as pedras em que você tropeça nas pedras da escada.”    (Sócrates)

Prof.ª Cristina Marques

Consultar Noticia - Expresso - clique aqui.

 

domingo, 21 junho 2020 22:24

Dia Internacional da criança

Padlet alusivo ao "Dia Internacional da criança" construído pelas turmas do 7.º e 8.º anos no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Com o final deste ano letivo tão estranho e atípico, é também altura de recordar o que se fez quando tudo ainda era normal e familiar. As saudades desta “antiga” vida já são mais do que muitas e queremos todos poder voltar aos espaços onde aprendemos, convivemos e sonhamos. Enquanto ainda não for possível, recordamos!

Todos os anos, no dia 26 de setembro, é celebrado o European Day of Languages um pouco por toda a Europa. E, à semelhança de anos anteriores, o nosso Agrupamento voltou a juntar-se à festa das Línguas com algumas turmas do 9ºano (A, C e D).  No átrio da nossa escola ou dentro da sala de aula, celebrou-se a diversidade linguística na Europa e aprendeu-se a dizer "Olá! e "Bom dia!" em várias línguas. Foi muito divertido! 

Sabias que existem entre 6000 a 7000 línguas no mundo - faladas por 7 biliões de pessoas, em 189 estados independentes?  Queres saber mais factos sobre Línguas e aceder a páginas com jogos engraçados como trava línguas e outras curiosidades?      

Então clica aqui.

terça-feira, 02 junho 2020 20:29

A nossa Vida em Tempo de Pandemia

Com todas as limitações que se enfrentam neste momento de mudança e adaptação face a esta nova forma de ensino à distância, é possível também abraçar novos projetos, experimentar novas aplicações, colocar outros desafios. No fundo, rendermo-nos ao digital e às tecnologias também promove a criatividade e a imaginação.

Nesse sentido, os alunos do 7ºA escolheram a aplicação Padlet para registarem e partilharem as suas vidas em tempo de pandemia. Datas que se comemoram de forma diferente, músicas que se descobrem, vídeos que fazem sorrir, poemas que se apreciam, desabafos que se fazem ficarão assim registados neste despretensioso “diário” para, certamente, mais tarde recordar.

 

Prof.ª Cristina Marques

terça-feira, 02 junho 2020 20:25

Prémios que nos orgulham!

Nestes tempos de mudança educativa em que a principal preocupação é não deixar nenhum aluno para trás, garantido que as aprendizagens cheguem a todos, há alunos que continuam a dar muitos passos em frente.

A Nina Teixeira, do 7ºA, decidiu, por iniciativa própria, participar no Campeonato  superTmatik, na Edição Especial #StayHome 2020, obtendo um honroso 32º lugar, num total de 395 alunos participantes. São jovens assim, empreendedores, com espírito de iniciativa, sequiosos de saber e merecedores das metas alcançadas que nos garantem que chegarão certamente longe, e gratos ficamos por nos cruzarmos nos seus percursos.

O Agrupamento AEGSP congratula a Nina por esta brilhante iniciativa e orgulha-se de todo o seu percurso!

Profª Cristina Marques

É uma realidade, em altura de confinamento em que as nossas casas se transformaram em local de trabalho, as ferramentas web passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Os mais exímios aprimoraram-se, os mais resistentes renderam-se àquilo que hoje já tentamos tratar por “tu”. Novas Apps, Redes Sociais, plataformas digitais, correios eletrónicos e tantas outras ferramentas têm servido para encurtar distâncias e ativar a criatividade de cada um.

Com este prepósito, alguns professores, envolvidos nos vários projetos comunitários do Agrupamento, quiseram assinalar o Dia da Europa, comemorado no passado 9 de maio, e deixar o seu contributo, que achamos nós criativo. E porque as ideias são também como a cerejas, porque as saudades de todos já são muitas, porque família é já um conceito alargado àqueles que também escolhemos, esta partilha também serve para assinalar o nosso Dia da Família, a Família General Serpa Pinto!

Feito com carinho, no lar de cada participante, partilhado com todos!

domingo, 10 maio 2020 15:12

Dia Mundial da Língua Portuguesa

Em boa hora a UNESCO consagrou em novembro passado o dia 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Assim, em pleno estado de pandemia, celebrou-se este primeiro dia, no tão atípico ano de 2020, para consagrar esta língua falada por mais de 260 milhões de cidadãos, espalhados pelos cinco continentes, tornando-o um caso único na Europa e no mundo. Numa altura de exigido retiramento, temos o sentido de globalização reforçado através do quarto idioma mais falado no mundo, que une, mais do que separa!

Esta língua com oitocentos anos de história, que tanto pertence a Camões como a Machado de Assis, a Pepetela como a Mia Couto, a Clarice Lispector como a Ondjaki, a Jorge Amado como a Eça e a Pessoa, uma mão cheia de escritores, uns mais poéticos, outros mais prosadores, perdura no tempo, une povos separados por imensidões oceânicas, contribuindo para a construção de um património comum, a Língua Portuguesa. E assim se renova uma língua, renovando o mundo! Como afirmou Pepetela, “seja qual for o rosto que nós apresentemos, é sempre a Língua Portuguesa: recebe, dá e não perde a identidade”. Com vogais mais abertas ou mais fechadas, com escolhas lexicais diferenciadas, com sotaques quentes e outros mais tépidos, é na Língua de Camões que partilhamos ideias e memórias, que exprimimos sentimentos e volições, que suspiramos de saudade, que ouvimos Fado, Morna e Bossa Nova, que afirmamos a nossa identidade e cidadania.

Celebremos a Língua Portuguesa!

Prof.ª Cristina Marques

quinta-feira, 02 abril 2020 13:50

Vai-se o papel, mas ficam os rolos!

Numa altura em que a população se “agonia” devido à possível falta deste produto de higiene e triplicou as suas compras, os alunos das turmas D, E e F, do 5º ano, tiveram outra preocupação!

Foi nas aulas de Educação Tecnológica, orientadas a distância pela Profª. Dora Ferreira e impostas por esta conjuntura atual provocada pela pandemia da Covid-19, que estes alunos tiveram por missão criativa dar uma segunda vida a um objeto, alterando-o de forma a lhe dar uma outra utilidade. O objeto escolhido foi o rolo de papel higiénico, na sua fase de inutilidade, e, a partir dele, imaginar e criar um animal. Com esta atividade, os alunos abordaram igualmente um conteúdo essencial das suas aprendizagens: o ciclo de vida de um objeto (desde que é projetado, fabricado e depois utilizado), percebendo que depois da sua utilização pode ser abandonado, reciclado, reutilizado ou alterado.

Neste momento de mudança, isolamento e distanciamento social, apenas me ocorre:

#FicaEmCasa

Prof.ª Cristina Marques

quarta-feira, 11 março 2020 15:49

Desfile de Carnaval a alegrar as ruas de Cinfães

Foi no dia 21 de fevereiro, dia de primavera antecipada, que as ruas de Cinfães viram passar o seu corso carnavalesco.

É tradição, já o sabemos, o desfile de Carnaval é sempre aguardado com muita expetativa por parte da comunidade cinfanense. Este ano, o tema escolhido foi “Alterações Climáticas- Plástico Zero”, de forma a sensibilizar toda a comunidade para a importância dos impactos das alterações climáticas no nosso planeta. Todas as escolas do Agrupamento, como já é hábito, participaram de forma efusiva nesta que já é considerada uma das maiores atrações da vila de Cinfães, mas contou também com as restantes escolas do concelho e Instituições de Solidariedade Social, que marcaram presença nesta parada sempre muito animada.

E porque no Carnaval ninguém pode levar a mal, ficam aqui fotografias para registo deste dia sempre de intensa folia!

 

Profª Cristina Marques

quinta-feira, 13 fevereiro 2020 21:55

Projeto Erasmus+ KA2 - Numeracy@English

No 5 de fevereiro, a Equipa da Saúde Escolar representada pela enfermeira Fátima, veio à Escola Básica de Nespereira falar com as nossas crianças sobre a importância de uma boa higiene das mãos.

sexta-feira, 07 fevereiro 2020 10:03

Importância de uma boa higiene das mãos

No 5 de fevereiro, a Equipa da Saúde Escolar representada pela enfermeira Fátima, veio à Escola Básica de Nespereira falar com as nossas crianças sobre a importância de uma boa higiene das mãos.

quarta-feira, 15 janeiro 2020 21:15

Festa de Natal a encerrar o 1º período letivo

Não fugindo à tradição, o encerramento das atividades letivas do 1º período, na escola sede de Agrupamento, fez-se em ambiente de festa e boa disposição.

quarta-feira, 15 janeiro 2020 21:13

500 anos de Leonardo da Vinci

Para comemorar os 500 anos de Leonardo da Vinci, 2019, propusemo-nos a conhecer melhor a história do autor, da pessoa pintada na obra "Mona Lisa", a Lisa Gherardini e verificámos que ela gostaria de sair mais vezes do Museu do Louvre.

terça-feira, 14 janeiro 2020 23:03

Semana da Formação Financeira 2019

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães, aderiu às comemorações/ da Semana da Formação Financeira 2019.

terça-feira, 14 janeiro 2020 23:00

Agrupamento distinguido como "Escola eTwinning"

O nosso Agrupamento foi recentemente distinguido como "Escola eTwinning 2019-2020", como forma de reconhecimento do trabalho feito pelos nossos professores ao nível da promoção de práticas digitais e da implementação de abordagens pedagógicas inovadoras e criativas.

Pág. 1 de 5