Para construir uma educação mais solidária é preciso haver uma transformação na forma de pensar e na forma de todos agirem. Distanciando-se a ideia de competição e interesse sobre os outros.
Essa transformação inclui desenvolver relações de reciprocidade, respeito, compreensão e igualdade de direitos e deveres, de empatia, respeitando as diferenças de cada indivíduo.
Neste sentido, o projeto solidário tem como objetivo trabalhar os vários valores e princípios descritos anteriormente.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
- Consciencializar os alunos para a importância da solidariedade social;
- Criar e reforçar valores sociais;
- Realizar atividades de cariz social.
- Todos os alunos do Agrupamento;
- Famílias/Encarregados de Educação;
- Comunidade Escolar.
- Criação de um grupo solidária;
- Campanhas Solidárias;
- Atividade de cariz solidário.
Ficha de inscrição a ceder pelo GAAF
Relatórios das atividades realizadas
Uma citação de Paulo Freire sobre a importância do diálogo para a solidariedade reforça a ideia de que é preciso considerar os outros como a si mesmo para um comportamento solidário:
“A autossuficiência é incompatível com o diálogo. Os homens que não têm humildade ou a perdem, não podem aproximar-se do povo. Não podem ser seus companheiros de pronúncias do mundo. Se alguém não é capaz de sentir-se e saber ser tão homem quanto os outros, é que lhe falta ainda muito que caminhar, para chegar ao lugar de encontro com eles. Neste lugar de encontro, não há ignorantes absolutos, nem sábios absolutos: há homens que, em comunhão, buscam saber mais” (FREIRE, 2005. p. 93).