O Serviço de Musicoterapia do Agrupamento de Escolas Serpa Pinto, em Cinfães, constitui uma resposta educativa e terapêutica inovadora, desenhada para promover o bem-estar emocional, social, cognitivo e físico dos alunos. Este serviço integra-se nas práticas do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), oferecendo um suporte especializado para os alunos que necessitam de uma abordagem educativa diferenciada.
A Musicoterapia, orientada pelo docente da disciplina de Educação Musical, é apoiada por uma equipa interdisciplinar composta por docentes, técnicos especializados (psicólogos, terapeutas) e assistentes operacionais. Esta colaboração visa proporcionar um ambiente inclusivo, acolhedor e propício à aprendizagem e ao desenvolvimento integral de cada aluno.
- Promover o sucesso escolar e a inclusão de todos os alunos, (alinhado com OG1 e OG2 - Ação 8 do Plano TEIP), incluindo competências cognitivas, emocionais, motoras e sociais.
- Estimular a comunicação, criatividade e autoestima, através da música, com recurso a instrumentos musicais e práticas “terapêuticas” adaptadas às necessidades individuais.
- Prevenir o abandono escolar e reforçar práticas inclusivas, criando momentos de sucesso e realização pessoal.
- Facilitar a integração escolar e social, através do trabalho colaborativo e da interação em grupo.
- Melhorar o foco e a atenção, contribuindo para o desenvolvimento escolar e o bem-estar mental.
- Desenvolver competências do PASEO, como pensamento crítico, autonomia e cidadania ativa.
- Intervenções baseadas no improviso musical: para estimular a criatividade e a expressão pessoal.
- Composição de músicas: envolvendo os alunos na criação de letras e melodias.
- Reprodução musical: instrumentos de percussão (altura definida e indefinida) e outros recursos adaptados.
- Relaxamento guiado com música: para promover a regulação emocional e o bem-estar.
Sessões Práticas:
- Improvisação musical para promover a criatividade.
- Composição de músicas como forma de expressão pessoal.
“Terapias” de Relaxamento:
- Exercícios guiados com música para regulação emocional.
- Intervenção em Grupo e Individual:
- Promoção da socialização e integração.
- Atividades Culturais e Artísticas
- Apresentações de trabalhos musicais em eventos escolares.
- Feedback dos alunos, professores e encarregados de educação.
- Observação direta do progresso nas competências definidas nos PEI dos alunos.
Serviço de Musicoterapia destina-se prioritariamente a:
- Alunos abrangidos por medidas de suporte à aprendizagem e inclusão.
- Alunos da Unidade de Multideficiência com Necessidades Educativas Especiais (NEE).
- Outros alunos identificados como beneficiários desta abordagem, mediante avaliação pedagógica e/ou terapêutica.
O serviço alinha-se com os princípios definidos nos seguintes documentos:
- Decreto-Lei n.º 54/2018, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva.
- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, promovendo competências como autonomia, pensamento crítico e valores éticos.
- Plano Educativo Individual (PEI) de cada aluno, garantindo a personalização das estratégias de intervenção. Plano Anual de Atividades do Agrupamento, integrando a Musicoterapia como uma prática promotora de inclusão e sucesso educativo.
Desde a sua implementação, o Serviço de Musicoterapia tem registado um impacto significativo no incremento das competências comunicativas e sociais dos alunos.
Melhoria da regulação emocional e da resiliência perante desafios. Envolvimento dos alunos em atividades pedagógicas e artísticas.
O Agrupamento de General Escolas Serpa Pinto reafirma o seu compromisso com uma educação inclusiva e transformadora, onde cada aluno é valorizado e apoiado na sua jornada de aprendizagem.
A Musicoterapia é mais do que uma intervenção, é um espaço do que que uma intervenção, um espaço de descoberta, expressão e crescimento, que promove o potencial único de cada criança e jovem.
"A música é a voz da alma; na nossa escola, ela também é o caminho para a inclusão."