UM CANTINHO DE OPORTUNIDADES!
Na Escola Básica de S. Cristóvão funciona uma das valências do Centro de Apoio à Aprendizagem do nosso Agrupamento. Mas o que é isto de Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e como é que funciona?
Este espaço apoia um conjunto de crianças e jovens (que pertencem não só ao nosso concelho mas também a concelhos limítrofes), no sentido de facilitar o seu desenvolvimento e aprendizagem, com o objetivo principal de promover funcionalidade, autonomia e a sua inclusão na sociedade, começando pelo grupo de pares/turma, pelas rotinas escolares e pelas atividades da escola.
O CAA funciona a tempo inteiro com duas salas: a sala Multissensorial e a sala Multifuncional. A utilização de ambas as salas procura oferecer um ambiente rico em estímulos, propício ao ritmo de aprendizagem de cada aluno através da diversificação de estratégias de acesso ao currículo, procurando promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida autónoma.
Na sala Multifuncional, desenvolvem-se atividades que promovem sobretudo a área sensorial, a comunicação e linguagem, a motricidade fina, a motricidade global, a perceção e a cognição. Mas o que é que se faz realmente? Inicia-se o dia com a canção dos “Bons dias” e com uma conversa sobre o que cada um fez ou vai fazer, realizam-se trabalhos e jogos de grupo e individuais que vão ao encontro das necessidades, caraterísticas e interesses de cada um, contam-se histórias e conversa-se sobre elas, aprende-se a conhecer o próprio corpo e a dar atenção ao meio que nos rodeia, sentindo e experienciando diferentes objetos/materiais, treina-se a escrita, a leitura, a matemática, a memória, a linguagem, a imaginação, criatividade, treina-se o Brincar simbólico e de faz de conta e, nem imaginam o que se aprende através do brincar! Diríamos, quase tudo!
Já na sala Multissensorial, são utilizados materiais relacionados com técnicas terapêuticas como o Snoezelen, psicomotricidade e a integração sensorial, sendo exemplo de alguns deles a piscina de bolas, coluna de bolas, fibras óticas, focos luminosos, arcos, bolas, colchões e almofadões. Utilizam-se estes recursos para desenvolver os diferentes componentes de desempenho associados ao desenvolvimento global da criança, desde a comunicação/linguagem, passando pela motricidade e a perceção.
Todo o trabalho é feito de forma integrada e conjunta, envolvendo as diferentes áreas, porque todas se interligam. Além disso, procura-se que as aprendizagens realizadas neste contexto (escola) sejam aplicadas lá fora, sobretudo em casa, havendo muita articulação com a família, promovendo o seu envolvimento e participação ativa na vida escolar do seu educando.
Para isso, temos uma equipa formada por duas professoras da Educação Especial, uma terapeuta ocupacional, uma terapeuta da fala, um fisioterapeuta e dois assistentes operacionais. Cada um através das suas competências, mas sempre de forma articulada e conjunta, contribui para que estas crianças possam desenvolver-se da forma o mais harmoniosa possível, tendo as vivências necessárias para serem funcionais,
Aqui, neste espaço, temos sempre em conta que cada criança tem o seu ritmo de voar, cada uma voa à sua maneira, umas mais rápido, outras de forma mais lenta, mas o importante é VOAR e serem FELIZES!