
Atividades da Hora do Conto
Nas duas últimas semanas, nas bibliotecas escolares do 1.º ciclo, continuou a ser dinamizada a Hora do Conto, durante a qual foi apresentado o livro “Abre com muito cuidado este livro está mordido”.
Esta atividade despertou o interesse e a curiosidade dos alunos, proporcionando momentos de escuta, imaginação e contacto com a leitura, num ambiente lúdico e participativo.
No âmbito das atividades de leitura e da disciplina de Trabalho de Projeto (Oferta Complementar) várias turmas das escolas de Nespereira, S. Cristóvão e Santiago de Piães têm realizado atividades nas bibliotecas escolares e em sala de aula. Os livros seleccionados foram “Uma noite caiu uma estrela” e “O Grufalão”. Além da leitura, foram realizadas atividades de pesquisa dos significados no dicionário em linha e em suporte físico; jogos de sequências com o corpo; exercícios de escrita criativa; análise de ilustrações e reflexão sobre o que se pretende quando se ilustra de determinada forma.
A turma do 1.º e 2.º ano da EB de S. Cristóvão, em grupo, na biblioteca escolar, deu início à leitura da obra “O menino da panela de pressão” de Sara Rodi, oferecido como presente de Natal pelo Município. Desta forma, exploramos o conteúdo da obra, treinamos a fluência leitora e abordamos os comportamentos desajustados e formas de os combater, corrigir e alterar.
Boas leituras!






