Saltar para o conteúdo principal

Miradouro de Marcelim

04 fevereiro 2026

Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto

Miradouro de Marcelim

Miradouro de Marcelim

Miradouro de Marcelim

O projeto “Miradouros de Cinfães” surgiu com o objetivo de dar a conhecer à comunidade educativa do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto algumas das paisagens mais belas e emblemáticas do concelho. 

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a equipa de profissionais do CAA e os seus alunos.

A construção da maquete do Miradouro de Marcelim teve como principal finalidade sensibilizar os alunos para a importância da preservação do meio ambiente e da poupança de recursos naturais. Para esse efeito, os alunos contactaram e trabalharam com diversos materiais reutilizáveis, nomeadamente caixas de cartão e de madeira, pacotes de leite e de sumo, garrafas e sacos de plástico, esferovite, paus de espetada e de gelado, entre outros. 

Ao longo do desenvolvimento do projeto, os alunos tiveram ainda a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a fauna e a flora características da região da Serra de Montemuro, um espaço natural de grande riqueza ambiental. Nesta serra é possível encontrar diversas espécies de animais, como o javali, a raposa e o texugo, bem como aves de rapina e outras aves características das zonas montanhosas. A vegetação é dominada por carvalhais, pinhais e áreas de mato, onde se destacam espécies como o carvalho, o pinheiro, a urze, a giesta e o tojo, fundamentais para o equilíbrio do ecossistema local. 
Conhecer o meio envolvente é também conhecermo-nos a nós próprios! 

Alunos e Equipa CAA – EB 2,3 Cinfães 

Galeria de Imagens

Visualizações:
169

A TV DA NOSSA ESCOLA