Comemoração do Dia Mundial do Braille
À semelhança de anos anteriores, no dia 6 de janeiro, foi realizada uma atividade pedagógica com as turmas do 6.º A e 6.º E, dinamizada pelos docentes,Sérgio Matos e Fernanda Ramos, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Braille, celebrado a 4 de janeiro.
A atividade teve como objetivo dar a conhecer o sistema Braille e sensibilizar os alunos para a sua importância na vida das pessoas com baixa visão ou cegueira, promovendo a inclusão e a autonomia. A data assinala o nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura e escrita em relevo baseada numa célula de seis pontos, ainda hoje utilizado em todo o mundo.
Durante a aula, os alunos contactaram com a estrutura do Braille, valorizaram o sentido do tato e identificaram a sua presença no quotidiano, nomeadamente em elevadores, remédios, embalagens e notas de dinheiro. Realizaram ainda atividades práticas de descodificação criação de mensagens em Braille, dirigidas a familiares, recorrendo a uma máquina braille, da docente Fernanda Ramos, que, após explicar o seu funcionamento, os apoiou na elaboração das mensagens. A iniciativa constituiu uma experiência enriquecedora, promovendo a consciência social, a empatia e a valorização da inclusão.