A 2.ª mobilidade com alunos do projeto Erasmus+ “Nature in the Eye of a Digital World”, que decorreu entre 22 e 26 de setembro, na escola Skogstorpsskolan, na cidade de Eskilstuna, na Suécia, revelou-se uma fusão inspiradora entre sustentabilidade, tecnologia, história, empreendedorismo, ciência e criatividade, proporcionando vivências memoráveis a alunos e professores de Portugal, Croácia, Suécia e Letónia.
A receção decorreu no complexo desportivo Orrliden IP, onde equipas mistas disputaram um animado jogo de futebol. Seguiu-se o desafio de erguer a torre mais alta com esparguete e fita-cola, estimulando criatividade e trabalho em equipa. A tradicional fika reforçou a troca cultural, enquanto cada delegação apresentou o seu país, região e escola num campus rodeado de zonas verdes.
No domínio STEM, foram testadas estruturas protetoras de ovos sujeitas a quedas de cinco metros — quatro dos cinco protótipos sobreviveram intactos. A tecnologia XR do projeto Modda Sörmland permitiu abordar ameaças aos oceanos em realidade estendida, alinhada ao currículo sueco LGR22. No Munktell Museum, a visita guiada à fábrica original da Volvo BM percorreu 180 anos de história industrial, encerrando com minigolfe na Munktellarena, espaço multifuncional resultante da reabilitação da antiga zona industrial.