Semana de Sensibilização para a Diferença - 19 a 23 de maio de 2025 Sensibilizar para a Diferença é Construir uma Sociedade Melhor

Semana de Sensibilização para a Diferença - 19 a 23 de maio de 2025 Sensibilizar para a Diferença é Construir uma Sociedade Melhor
O Departamento de Educação Especial promoveu, uma vez mais, a Semana de Sensibilização para a Diferença. Entre os dias 19 e 23 de maio, as salas do CAA, o GAAF, a ELI e o CRTIC dinamizaram diversas atividades com o intuito de promover a empatia, a aceitação e o respeito pela diversidade.
Na Escola Básica General Serpa Pinto, a sala do CAA preparou um ateliê intitulado “Mãos que Criam”, com o objetivo de sensibilizar para a diferença. Ao defender o respeito pelas diversas formas de ser, pensar e viver, promoveu-se um ambiente onde todos se sentiram valorizados. Acreditamos que iniciativas como esta ajudam a combater o preconceito, incentivam o diálogo e contribuem para a construção de uma sociedade mais empática e inclusiva. Mais do que aceitar, é urgente compreender o outro, pois a verdadeira riqueza está na diversidade — “Todos diferentes, todos iguais.”
Inspirados por este lema, os alunos do CAA, em estreita colaboração com a restante comunidade, criaram peças de bijuteria, como fios, pulseiras e brincos. Destacou-se ainda a participação dos alunos em atividades de Boccia e Musicoterapia, que proporcionaram momentos lúdicos e inclusivos, tornando o dia mais envolvente para todos.
Na sala do CAA da Escola de São Cristóvão, viveu-se um momento verdadeiramente inspirador com a presença de uma convidada muito especial, Alice Pinheiro. Apesar de ser portadora de deficiência visual, partilhou com os nossos alunos e encarregados de educação uma poderosa lição de vida. Com palavras cheias de força e sinceridade, contou a sua história de superação, marcada por desafios, coragem, resiliência e determinação. A sua palestra foi um lembrete de que, independentemente das circunstâncias, todos têm dentro de si a capacidade de ultrapassar obstáculos e transformar dificuldades em oportunidades. Que esta partilha continue a inspirar-nos a construir uma escola e um mundo mais acessíveis, empáticos e justos para todos.
A equipa ELI promoveu a atividade “Cuidar de Si para Cuidar Melhor”. Em colaboração com as terapeutas da Prisma Clinic, refletiu-se sobre a importância de cuidar de uma criança com um olhar único sobre o mundo, o que exige dedicação, paciência e amor. As famílias foram convidadas a participar numa sessão centrada no bem-estar, no reforço da esperança e na intenção positiva, onde foram partilhadas estratégias simples e eficazes de autocuidado e promoção do amor-próprio.
O CRTIC-Cinfães desenvolveu a iniciativa “Tecnologia que Inclui”, com o objetivo de dar a conhecer à comunidade escolar as atribuições do centro e os diversos produtos de apoio que prescreve. Foram apresentados exemplos práticos da aplicação de ferramentas digitais em contexto de sala de aula, sublinhando a importância da adaptação tecnológica no processo educativo. Alunos e professores tiveram oportunidade de experimentar os materiais disponíveis, num dia repleto de experiências enriquecedoras para toda a comunidade educativa.
O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) participou ativamente na celebração da Semana de Sensibilização para a Diferença. Foram distribuídos autocolantes alusivos à temática, com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa. Os técnicos do gabinete, em parceria com o supermercado Minipreço, dinamizaram uma atividade em que os alunos simularam, de forma autónoma, a realização de compras para uma semana com um orçamento definido. A experiência
revelou-se extremamente interessante e gratificante para todos os envolvidos.
Os alunos do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo participaram em atividades que promoveram a empatia e a inclusão. O tema foi introduzido através de uma palestra sobre a realidade de pessoas que vivem sem membros superiores, com destaque para exemplos inspiradores. Posteriormente, os alunos realizaram uma atividade prática de pintura com a boca, experienciando simbolicamente os desafios enfrentados por essas pessoas. A iniciativa foi recebida com entusiasmo e envolvimento, tanto na participação oral como na execução artística.
Promover uma escola inclusiva é garantir que cada aluno, independentemente das suas capacidades ou características, tenha as mesmas oportunidades de aprender, crescer e ser feliz. A inclusão é um pilar fundamental para a construção de uma escola mais justa, solidária e humana. Continuaremos a trabalhar para que todos se sintam parte integrante desta comunidade educativa, onde a diversidade é celebrada como uma mais-valia e não como uma diferença.
O departamento de Educação Especial