De 17 a 21 de março de 2025 decorreu a quarta reunião do projeto “Let’s adapt through ITC tools”, cujo principal objetivo é aumentar o nível de utilização apropriada das ferramentas TIC na educação especial pelos professores na escola e pelos pais. O anfitrião da mobilidade foi a escola secundária inclusiva "IISS Rosa Luxemburg", em Acquaviva delle Fonti, Itália.
Durante a semana decorreram apresentações sobre métodos específicos para o desenvolvimento da autonomia pessoal dos alunos com NEE. Foram organizadas reuniões com representantes da ONG Le Zanzare, visitado o centro para pessoas com necessidades especiais "Don Guanella" e elaborados planos de intervenção personalizados para crianças com necessidades especiais.
Na segunda parte do encontro em Itália, foram discutidos os efeitos negativos do uso prolongado de dispositivos digitais (smartphone, tablet, computador portátil, etc.) em termos do desenvolvimento da autonomia pessoal em crianças com necessidades especiais.
Neste sentido, foram identificadas algumas desvantagens, mas também recomendações sobre a utilização adequada dos dispositivos digitais, que podem ser consultadas na Newsletter n.º 4.