Portuguese Chinese (Simplified) English
Imprimir

25 de Abril - SEMPRE – Na Escola de Serpa Pinto

Escrito por WebFarol. Colocado em Notícias-2017

Os alunos do 6º e do 9º ano assinalaram os 43 anos da Revolução dos Cravos recitando poesia e oferecendo cravos aos professores e funcionários da Escola Básica 2 e 3 de Cinfães. O objetivo premente foi de homenagear quem ajudou a construir a democracia.

Os alunos da turma C e da turma A do 6º ano decidiram convidar o Srº Diretor da nossa Escola para uma entrevista, inspirando-se na célebre questão – “ Onde é que estava no 25 de Abril ?”. Também foi uma forma de tomarem consciência, a partir de um testemunho, que o tempo era bastante diferente daquele que vivemos agora.

Ficam aqui algumas questões:

1. Onde estava quando se deu a Revolução?
Nesse momento encontrava-se em casa dos meus pais porque ainda era estudante e não me apercebi de nada nessa madrugada.

2. Como soube da Revolução do 25 de Abril de 1974?
Era uma quarta-feira, e nesse dia, quando a sua mãe o acordou disse-lhe que estava prestes a acontecer uma revolução, mas foi para a escola na mesma. Já na escola, na aulas de História os alunos e o professor debatiam-se com uma dúvida: “Mas afinal quem manda no Governo?”. De repente, foram informados que estava a existir uma revolução.

3. Como era o nosso país e o nosso concelho antes do 25 de Abril de 1974?
O Senhor Diretor explicou que as coisas eram bastante diferentes . Depois de 1974 começou tudo a melhorar . Cinfães tem 249km de estrada e nessa altura só havia 7km de estrada de alcatrão.Nessa altura, havia uma empresa chamada "Bacalhau" que construia estradas, durante anos, apenas com picaretas e pás.
Antes existia grande mortalidade infantil ( em cada dez bebés , três morriam ) O pai do diretor era militar da G.N.R e ganhava 600 escudos (3 euros) . Era a mãe que cuidava dele e dos seis irmãos .

4-O Senhor Diretor notou muita diferença com a Revolução?
Referiu que as coisas não mudam de um dia para o outro e também que os melhores anos que viveu foram de 1974 e 1975 e que não os consegue esquecer.Antes de 1974 já existia televisão, mas era a preto e branco e apenas existia um canal, que era a RTP 1, e emitia das seis horas da tarde e até à meia noite . Inicialmente eram os militares iam a casa das pessoas para lhes dar a informação sobre os seus direitos e a mudança que o 25 de Abril tinha trazido para as suas vidas.

5.Como era o ensino antes e depois do 25 de Abril?
A escola era obrigatória, mas na verdade só podia ir para a escola quem tivesse dinheiro, havia a turma dos rapazes e a turma das raparigas. Em cada turma havia 40 alunos. Para aqueles que viviam com dificuldades só faziam o primeiro ciclo, já que tinham de trabalhar para sustentar a casa. Cinfães tinha um colégio privado na casa da Ribeira que pertencia à Diocese. Só havia Liceu (Escola Secundária) nas capitais de distritos. A antiga Escola Básica foi construída pelo Padre Adão e por outros padres em 1960. Dos 40 colegas estudantes do Senhor Diretor, três ou quatro é que continuaram a estudar. Pouca gente ia para a Universidade. Só depois de 1974 é que passou a haver turmas mistas ( rapazes e as raparigas na mesma turma).

Os alunos do 6º A e do 6º C