Portuguese Chinese (Simplified) English
Imprimir

Dia Internacional das Florestas

Escrito por WebFarol. Colocado em Notícias-2017

O Dia Internacional das Florestas pretende alertar a população mundial para a importância das florestas para as pessoas e sociedades, nas vertentes ecológica, económica e social. Comemora-se a 21 de março de cada ano, sendo celebrado em Portugal de forma ininterrupta desde 1970.

A Escola Básica 2/3 General Serpa Pinto, em Cinfães, comemorou este dia com várias atividades e entidades na escola, com o objetivo de alertar a comunidade escolar para a importância da floresta nas suas várias vertentes e apelar à prevenção dos incêndios florestais no concelho de Cinfães, visto que, este é um dos concelhos a nível nacional com um maior número de ignições/incêndios nos últimos anos.

Com esse intuito, ao longo da manhã, os alunos envolveram-se com na declamação de uma canção, na construção de um painel alusivo ao patrono da escola, General Serpa Pinto, em papel reciclado e numa exposição alusiva ao tema “Floresta e Biodiversidade” dos alunos do 6ºano e os professores com uma dramatização alusiva ao tema.

Ao mesmo tempo, os alunos do 7ºano e da turma CEF, por grupos/turmas, assistiam a 2 palestras, uma a cargo do SEPNA e GIPS (GNR) e a outra da ANPC/CDOS Viseu e do Serviço Municipal de Proteção Civil de Cinfães e no exterior da escola, demonstrações de meios/viaturas do SEPNA, GIPS, Sapadores Florestais e dos Bombeiros Voluntários de Cinfães.

O envolvimento de todos, alunos, professores, agentes e comunidades locais, é fundamental para cultivar e fomentar uma atitude cívica de respeito pela floresta em todas as suas dimensões. Apenas assim poderá o cidadão continuar a usufruir dos bens, serviços e conforto que os espaços florestais proporcionam.

José Sousa
Coordenador do Clube de Proteção Civil
Coordenador de Segurança do Agrupamento