Portuguese Chinese (Simplified) English
Imprimir

Exercício/simulacro

Escrito por WebFarol. Colocado em Notícias-2017

No dia 14 de junho, por volta das 14h, realizou-se um exercício na Escola Básica de Cinfães e a partir das 15h15m, na Escola Básica de Oliveira do Douro. Além do exercício, a comunidade escolar aprendeu e exercitou as técnicas de utilização de extintores.

Um simulacro é a representação de algo, tentando que se aproxime o mais possível do real, com objetivo de analisar o comportamento dos seres humanos perante a situação apresentada. É neste sentido que surge esta atividade, de fundamental importância na sensibilização, consciencialização e capacitação da comunidade escolar para os comportamentos a assumir em futuras situações de perigo.

Importa, assim, testar em contexto real os planos de emergência em vigor, bem como a atuação da comunidade educativa em articulação com as entidades externas, como os Bombeiros Voluntários de Cinfães, para que, em caso de situação de emergência a resposta de todas as partes seja clara, objetiva e rápida.

Objetivos:

• Informar a comunidade escolar para a ocorrência de situações de emergência (incêndio, abalo sísmico, etc.);
• Interiorizar e exercitar comportamentos adequados nos elementos da comunidade escolar, a adotar em situações de perigo, em benefício da sua própria segurança;
• Sensibilizar os cidadãos (professores, funcionários e alunos) para o papel que devem assumir na prevenção de situações de risco;
• Efetuar um teste ao plano de emergência, avaliando a sua aplicabilidade;
• Proceder à alteração do mesmo, caso sejam detetadas falhas no plano de evacuação.

Ao simular situações de perigo iminente, se for o caso de acontecer na realidade, todos estarão aptos a agir corretamente e preparados para informar e orientar quem desconheça as formas corretas de ação. Todos ficarão a conhecer como atuam os bombeiros responsáveis pelo socorro em situações como a simulada, evitando-se algum nervosismo na presença de bombeiros, respetivas máscaras e equipamentos.

Os alunos cumpriram rigorosamente as normas de evacuação, de uma forma ordeira e calma e “adoraram” este momento de contacto com os bombeiros, viaturas, equipamentos e extintores.

José Sousa
Coordenador do Clube de Proteção Civil
Coordenador de Segurança do AEGSP