Portuguese Chinese (Simplified) English
Imprimir

Exercício público de cidadania no âmbito do risco sísmico a terra treme

Escrito por AeCinfães. Colocado em Notícias-2016

No dia 13 de outubro, às 10H30, realizou-se no Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, um exercício público de cidadania no âmbito do Risco Sísmico.

Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, este exercício visou sensibilizar as diferentes comunidades para a preparação e autoproteção para o risco sísmico.

O exercício A TERRA TREME teve a duração de um minuto. Pretendeu-se, sobretudo, envolver a comunidade escolar nesta ação de sensibilização e de preparação, contribuindo de uma forma ativa para o aumento da preparação dos indivíduos, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua autoproteção em situação de emergência.

Os 3 gestos BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR estão largamente consensualizados entre a comunidade científica nacional e internacional como sendo a melhor resposta para nos podermos salvar em caso de sismo.

A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O exercício ajudará a população a conhecer e praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.

Porque uma sociedade PREPARADA e CONHECEDORA dos perigos vigentes é uma sociedade mais RESILIENTE.

José Sousa
Coordenador do Clube da Proteção Civil
Coordenador de Segurança do Agrupamento