Portuguese Chinese (Simplified) English
Imprimir

Erasmus +

Escrito por WebFarol. Colocado em Clubes

Parcerias estratégicas KA2 - Numeracy@English

Sendo esta uma escola dinâmica e empreendedora, vocacionada para a promoção da cidadania europeia, candidatou-se a um projeto de mobilidade, de forma a enriquecer os conhecimentos dos alunos.
Um dos objetivos principais deste projeto é o desenvolvimento de competências de numeracia através da língua inglesa. No entanto, outros objetivos gerais se associam, tais como a identificação como cidadão europeu, a compreensão da multiculturalidade como fator de desenvolvimento, a aquisição de competências linguísticas e interdisciplinares, a prevenção do insucesso e abandono escolares.

O projeto de mobilidade Erasmus+ tem dois tipos de reuniões:
as Reuniões Transnacionais, com o objetivo de debater aspetos do desenvolvimento do projeto; e as reuniões de Aprendizagem e Partilha, nas quais cada escola partilha com os seus pares uma determinada matéria relacionada com o projeto e no qual já têm experiência. Assim iremos realizar 3 reuniões transnacionais: França, Irlanda do Norte (escola de St Vincent) e Polónia e 6 reuniões de aprendizagem: Portugal, Croácia, Letónia, Espanha, Irlanda do Norte (escola de Ligoniel), Itália.

O professor Paulo Vasconcelos é coordenador do projeto Numeracy@English - Erasmus+ Ação-Chave 2 com o apoio direto da professora Mónica Ferreira.

O projeto é composto por 9 escolas de 8 países: a nossa escola E B 2,3 de Cinfães (escola coordenadora), da Croácia (Cakovec), da Letónia (Liepaja), da Espanha (Ilhas Canárias), de França (Besançon), de Itália (Luca), da Polónia (Brodnica) e duas escolas da Irlanda do Norte (Belfast).

O projeto começará com uma reunião de preparação na escola de Besançon, de 23 a 26 de novembro de 2015, onde irá ser apresentado, no geral, todo o projeto aos parceiros. Também se fará uma preparação mais pormenorizada da próxima reunião a decorrer em Cinfães, em março de 2016 . Para esta formação irão ser preparadas as atividades de apresentação sobre a evolução do dinheiro em Portugal visto o tema ser a Educação Financeira e participarão alunos da Croácia e da Espanha.

Na formação na Croácia, de 9 a 14 de maio de 2016, serão feitas apresentações sobre os animais e plantas, autóctones e em extinção, sobre as energias renováveis e sobre a proteção ambiental e da natureza.
Nesta mobilidade participarão alunos de Portugal e da Letónia e as atividades serão relacionadas com a proteção ambiental, criação de cartazes de proteção à natureza e a uma melhor gestão dos recursos energéticos.

Os professores receberão formação sobre como utilizar a plataforma www.etwinning.net, e algumas aplicações com interesse pedagógico, tais como Plickers, Kahoot, Kizoa, Prezi, Photopeach, entre outras.

A mobilidade à Letónia, será no próximo ano letivo, de 6 a 12 de novembro de 2016 e será preparada durante a mobilidade à Croácia, tendo como tema jogos pedagógicos a utilizar com os alunos, tais como o Jogo do projeto Erasmuspoly, que é um monopólio com todas as escolas do projeto.

Também está agendado um encontro em Belfast só para coordenadores do projeto, a realizar-se em março de 2017 para fazer o balanço/avaliação das atividades efetuadas e para preparar as reuniões futuras.

A mobilidade em Itália será de 14 a 20 de maio de 2017, na qual participarão professores dos países envolvidos e alunos da Espanha e Letónia. O tema de trabalho será a utilização dos quadros interativos, tablets e smartphones em atividades de sala de aula

De seguida, está agendada a reunião em Espanha (Canárias) para Novembro de 2017, com 4 professores portugueses e 6 alunos, juntamente com 6 alunos da Itália e outros 20 professores das outras escolas. Nesta mobilidade dar-se-à mais ênfase à utilização do dicionário audio e vídeo relacionado com a matemática (números, simbologia, formas geométricas, entre outros)

A reunião na Irlanda do Norte, na escola de Ligoniel, irá realizar-se em fevereiro de 2018 focando-se nos Jogos mentais matemáticos e sua aplicabilidade em contexto de sala de aula.

O último encontro vai ser em Maio 2018 na escola da Polónia para a avaliação final do projeto e elaboração de relatórios e trabalhos finais. Será uma reunião transnacional com 4 professores portugueses e 18 professores das outras escolas.