Portuguese Chinese (Simplified) English
Imprimir

Clube Ciência Viva


  • Sensibilizar os alunos para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia;
  • Promover hábitos de vida saudáveis;
  • Sensibilizar para a importância da preservação do ambiente natural e promover atitudes de respeito para com a Natureza;
  • Desenvolver o espírito crítico e criativo dos alunos;
  • Desenvolver atitudes de persistência, rigor, gosto pela pesquisa, autonomia, cooperação e respeito pelos outros;
  • Estimular a cooperação, o trabalho de grupo, a prática da autodisciplina, o prazer de aprender e de comunicar, elevando a auto-estima dos alunos;
  • Promover a interdisciplinaridade;
  • Adquirir competências e práticas de recolha, selecção, interpretação, organização e apresentação de informação;
  • Estimular nos alunos o interesse pela Matemática e pelas Ciências Físicas e Naturais;
  • Ocupar o tempo livre dos alunos através da concretização de actividades apelativas, com carácter formativo.

  • Alunos do 2º e 3º Ciclos

O Clube Ciência Viva funciona, no presente ano lectivo, de acordo com o seguinte horário:

  • 4.ª Feira das 13h30m às 14h15m - Sala LFQ;
  • 5.ª Feira das 13h30m às 14h15m - Sala LFQ.

  • Tânia Fernandes
  • Joel Ferreira

O Clube de Ciência Viva será um local privilegiado para realização de experiências que tanto interesse suscita aos alunos. Este Clube articulará, sempre que se justifique, em equipa com docentes de diferentes Departamentos, particularmente com os professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.

Com o objetivo de envolver todos os professores interessados e restante comunidade educativa envolvente, o clube divulgará na página da escola recursos audiovisuais e os respetivos protocolos laboratoriais. Paralelamente ao trabalho supracitado, serão concebidos kits laboratoriais a distribuir pelos professores do 1º ciclo para que possam, de forma autónoma, desenvolver alguns trabalhos práticos com os seus alunos.






Imprimir

Clube do Ambiente

Escrito por AeCinfães. Colocado em Clubes


O Clube do Ambiente pretende ser um espaço onde se desenvolvam atividades que privilegiam uma aprendizagem sistemática e metódica pela descoberta e pela resolução de problemas e que contribuam para a consciencialização da população educativa para os problemas ambientais. Neste sentido, o clube trabalhará simultaneamente com o Programa Eco-Escolas, como forma de aplicar conceitos e ideias educativas e de gestão ambiental à vida quotidiana da escola.


O programa Eco-escolas está vocacionado para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, sendo implementado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE) em vários países desde meados dos anos 90. Em Portugal iniciou-se no ano letivo 1996/97 e desenvolve-se atualmente em concelhos pertencentes a todos os distritos e regiões autónomas do país. O programa destina-se preferencialmente às escolas do ensino básico, mas pode estender-se a qualquer grau de ensino.

O Programa Eco-Escolas baseia-se nas orientações e princípios emanados da Agenda 21 Local, descendente da Agenda 21 adotada na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento, vulgarmente designada Cimeira da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992. A Agenda 21 Local consiste num processo através do qual as autoridades locais trabalham com a restante comunidade na elaboração de uma estratégia conjunta que vise a melhoria da qualidade de vida ao nível local.

A proposta lançada às escolas implica a adoção de uma metodologia de trabalho, desenvolvida ao longo de 7 passos:

  • Conselho Eco-Escola (quem; quando reúnem; etc.);
  • Auditoria ambiental (levantamento da situação ambiental da escola);
  • Plano de ação (medidas a implementar: como, quando, que atividades);
  • Respeitar a propriedade dos bens de todos os membros da comunidade educativa;
  • Monitorização e avaliação (reformular e adaptar o plano);
  • Trabalho curricular (inserir nas atividades letivas);
  • Informação e envolvimento da escola e da Comunidade (divulgação das ações; organização de eventos; dias especiais; comunicação social...);
  • Eco-Código (elaboração de um código de conduta).

Estes sete passos, articulados com atividades de exploração de diversos temas, devem contribuir para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Este esforço é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, que certifica a existência, na escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade (Guia Eco-Escolas).


  • Estimular o hábito de participação, envolvendo ativamente as crianças e os jovens na tomada de decisões e na implementação das ações;
  • Motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, a nível pessoal, familiar e comunitário;
  • Promover a valorização económica dos resíduos sólidos através da sua utilização na produção de artefactos e objetos diversos;
  • Promover a criatividade;
  • Valorizar o património local.

O Clube funciona, no presente ano letivo de acordo com o seguinte horário:
4ª Feira das 12h00m às 12h45m - Sala EVT


  • Prof. Madalena Carneiro – Coordenadora do Clube Ambiente
  • Prof. Dora Ferreira - Coordenador do Programa Eco-Escolas

Imprimir

Brigada Escolar

Escrito por AeCinfães. Colocado em Clubes


Dá-se o nome de Brigada Escolar ao grupo de alunos, devidamente identificados, que andam pelos espaços da Escola, corredores, recreio, cantina e bar, com a finalidade de verificar se o Regulamento Interno da Escola é cumprido.


Os objetivos da Brigada Escolar é verificar se os alunos cumprem o seu dever, nos espaços acima mencionados:

  • Tratar com respeito e correção qualquer membro da comunidade educativa, não podendo, em caso algum, ser discriminado em razão da origem étnica, saúde, sexo, orientação sexual, idade, identidade de género, condição económica, cultural ou social, ou convicções políticas, ideológicas, filosóficas ou religiosas.
  • Respeitar a integridade física e psicológica de todos os membros da comunidade educativa, não praticando quaisquer atos, designadamente violentos, independentemente do local ou dos meios utilizados, que atentem contra a integridade física, moral ou patrimonial dos professores, pessoal não docente e alunos.
  • Zelar pela preservação, conservação e asseio das instalações, material didático, mobiliário e espaços verdes da escola, fazendo uso correto dos mesmos;
  • Respeitar a propriedade dos bens de todos os membros da comunidade educativa;
  • Não possuir e não consumir substâncias aditivas, em especial drogas, tabaco e bebidas alcoólicas, nem promover qualquer forma de tráfico, facilitação e consumo das mesmas;
  • Reparar os danos por si causados a qualquer membro da comunidade educativa ou em equipamentos ou instalações da escola ou outras onde decorram quaisquer atividades decorrentes da vida escolar e, não sendo possível ou suficiente a reparação, indemnizar os lesados relativamente aos prejuízos causados.

 


A Brigada Escolar tem como destinatários os alunos com mais dificuldade de interação e integração na Escola, de modo a que com o exercício da responsabilidade, possam incutir a si próprios e com a ajuda do Professor responsável, o sentido, a importância e a pertinência das regras.

Desta Brigada também podem fazer parte os alunos que voluntariamente queiram dar o ser contributo à Comunidade Escolar.


A Brigada Escolar funciona em todos os tempos de intervalo das atividades letivas, sendo assegurado o seu funcionamento através de grupos de alunos previamente avisados dos dias e tempos de intervalo que têm de estar ao serviço da Brigada Escolar.


O professor responsável pela Brigada Escolar para o ano letivo 2013-2014 é o Prof. António Luís Gomes, docente de EMRC.


A Inscrição é feita da seguinte forma:

  • O(A) Diretor(a) de Turma identifica os alunos da sua turma com dificuldade de interação e integração na Escola e transmite ao Professor responsável.
  • Os alunos que se queiram inscrever de forma voluntária basta manifestarem essa intenção ao Diretor(a) de Turma e este transmitirá ao Professor Responsável.
Imprimir

teste

Escrito por AeCinfães. Colocado em Clubes

O concurso Os Artistas Digitais, promovido pelo CCEMS, tem como objetivos, não só promover a utilização das TIC em contexto escolar mas também desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos.

Destinatários

Alunos dos Jardins de Infância e Escolas do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico, das escolas públicas e privadas.

Objectivos

a) Promover a utilização das TIC em contexto escolar; b) Desenvolver capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, fundamentais para os alunos dos níveis de escolaridade abrangidos pelo concurso; c) Estimular a capacidade criativa dos alunos das escolas abrangidas; d) Desenvolver a criatividade, utilizando a criação da imagem como meio de comunicação de sentimentos, ideias e valores.

Imprimir

Clube Europeu

Escrito por AeCinfães. Colocado em Clubes

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de Cinfães visa dinamizar atividades no domínio da educação europeia. O Clube e composto por professores e grupos de alunos que desenvolvem um conjunto de atividades com vista a alargar os conhecimentos sobre a União Europeia e o seu funcionamento.


  • Estabelecer parcerias Multilaterais COMENIUS entre Escolas, através do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, gerido pela Agencia Nacional PROALV, que visem promover a dimensão europeia da educação, apoiando o desenvolvimento de atividades de cooperação entre escolas, oferecendo aos alunos e professores dos diferentes países europeus a oportunidade para trabalharem em conjunto sobre um ou mais temas de interesse comum;
     
  • Criar um espírito europeu entre os seus membros e transmiti-los aos outros membros da comunidade escolar;
  • Com o apoio das entidades competentes, promover ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre:

    • A Europa (aspetos geográficos, históricos, culturais, económicos);
    • As instituições da União Europeia e os órgãos do Conselho da Europa (estrutura, funcionamento, objetivos);
    • Os Estados-membros da União Europeia e os países do Conselho da Europa (aspetos da vida política, social, cultural);
    • O património cultural e natural da Europa;
    • Os problemas com que se defronta a Europa contemporânea;
    • O papel da Europa no mundo;
    • O processo de alargamento da União Europeia e as suas implicações;
  • Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu;
     
  • Contribuir para a compreensão e tolerância recíprocas;
     
  • Contribuir para uma tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial, e à necessidade de cooperação;
     
  • Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade dos alunos – jovens cidadãos europeus – designadamente no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.

    1. When Children and music meet together

    Our current Comenius project theme "When Children and Music Meet Together" will be aimed at the group of children aged 3-12. This project will last for two years and will have as partners: Portugal, Bulgaria, Denmark, Italy and Turkey. Activities related to music were chosen because music can play a vital role in the development of the whole child and their scholastic journey. We want to stimulate and develop different areas of knowledge as music serves different aspects of human development.

    We believe that these kind of activities contribute to the increase of the quality of school life, improves the knowledge and reinforces the European aspect of common education.

    Dulce Pereira

    Activities


    O eTwinning é uma ação do Programa LifelongLearning da União Europeia. Tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.
    O eTwinning está ao dispor das escolas que pretendam realizar projetos intercomunitários com grupos de alunos de escolas de outros países.
     
     Links:
    - http://www.etwinning.net/
    - http://etwinning.dge.mec.pt/


    The Friendship Rainbow

    “Amigos vêm em todas as cores e tamanhos, eles podem ser engraçados ou sérios, com apetências para a matemática ou para as línguas, atletas ou músicos, muito ativos ou mais parados...
    Os alunos de Portugal e da Croácia, com idades entre 10 e os 12 anos vão partilhar as suas semelhanças e suas diferenças, porque é isso que torna cada um deles tão especial.
    Como uma caixa de lápis de cor, cada um deles é diferente dos outros separadamente, mas se os colocarmos juntos, então eles fazem o arco-íris.”

    Este é um projeto entre alunos da nossa escola e alunos da escola Osnovna škola Strahoninec – Croacia, da professora Tamara Vidović.

    O projeto eTwinning The Friendship Rainbow tem como objetivos gerais: a promoção e a compreensão mútua, para reforçar o sentimento de união e da cidadania europeia; o aumento dos conhecimentos da língua inglesa; bem como alargar as competências em TIC com a utilização da internet nas redes sociais, da internet segura e do domínio de ferramentas web2.0.
    As atividades vão ser desenvolvidas com a intenção de: explorar os diferentes tipos de amizade; como as pessoas expressam os seus sentimentos; conhecer os significados de amizade através de provérbios, expressões, frases, exclamações em Croata e Português; aprender a comunicar via e-mails e no espaço virtual, no twinspace, nas redes sociais, bem como por correio normal.

    O desenvolvimento de atividades conjuntas entre os alunos das duas escolas visa promover a dimensão Europeia da Educação, oferecendo deste modo aos alunos e professores dos dois países uma oportunidade para trabalharem em conjunto temas de interesse mútuo.

    Para entrar em contacto, envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
    Visite o site seguinte: http://www.os-strahoninec.skole.hr/

    Professor responsável:
    Paulo Vasconcelos


E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.