Portuguese Chinese (Simplified) English
Imprimir

Quadro de Honra

O que é

O Quadro de Honra destina-se a tornar patente o reconhecimento de aptidões e atitudes dos alunos ou de grupos de alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico que tenham evidenciado valor, mérito e excelência nos domínios cognitivo, cultural, pessoal ou social.

Não visa apenas premiar os bons resultados ou os comportamentos exemplares, mas, acima de tudo, reconhecer e valorizar o esforço e o exercício de uma cidadania responsável e ativa, assim como estimular o gosto por aprender e a busca da excelência.

O Quadro de Honra é composto pelos Quadros de Valor, de Mérito e de Excelência.

Quadro de Valor

O Quadro de Valor reconhece os alunos que desenvolvam iniciativas ou ações exemplares de benefício social ou comunitário ou de expressão de solidariedade, na escola ou fora dela, os alunos sujeitos a planos de acompanhamento e ou de recuperação sem níveis inferiores a três e os alunos que se destaquem em atividades de enriquecimento curricular designadamente no âmbito do desporto escolar.

São requisitos de acesso ao Quadro de Valor:

• O esforço desenvolvido de maneira exemplar para superação de dificuldades;

• Manifestação do espírito de solidariedade relevante e continuado;

• Participação em concursos internos ou externos e/ou de provas no âmbito do desporto escolar;

• Desempenho global satisfatório (sem níveis inferiores a três) relativamente aos alunos sujeitos a planos de acompanhamento e ou de recuperação;

• Menção de Satisfaz Bem na Área de Educação Cívica e Ambiental;

• Apreciação global do comportamento, Bom;

• Não ter sido sujeito, nesse ano, a alguma medida disciplinar devidamente registada.

Atribuição das menções de Valor

Aos alunos que integrem, no final de cada período, o Quadro de Valor será atribuída a menção respetiva que será registada no processo individual.

A atribuição das menções pode corresponder também a um prémio simbólico de natureza eminentemente educativa, dependendo das possibilidades da escola e da dinâmica que a interação com o meio possibilitar.

Os alunos que integrem, no final de cada período, o Quadro de Valor receberão um diploma, no período seguinte, a ser entregue pelo Diretor do Agrupamento ou outro professor, na presença do Diretor de Turma e de todos os alunos da turma.

Lista de alunos que integram o Quadro de Valor no 1º Período Ver mais...

Quadro de Mérito

O Quadro de Mérito reconhece os alunos que revelem muito bons resultados escolares na avaliação interna ou que produzam trabalhos de muito boa qualidade no domínio curricular.

São requisitos de acesso ao Quadro de Mérito:

• A obtenção de média, no mínimo, de quatro unidades e cinco décimas (4,5) nas Áreas Curriculares Disciplinares e menção de Satisfaz Bem na área de Educação Cívica e Ambiental;

• O mérito demonstrado em trabalhos ou atividades de âmbito curricular realizadas;

• Não ter tido nenhum nível inferior a três e bom comportamento a todas as disciplinas;

• Não ter sido sujeito, nesse ano, a alguma medida disciplinar devidamente registada.

Atribuição das menções de Mérito

Aos alunos que integrem, no final de cada período, o Quadro de Mérito será atribuída a menção respetiva que será registada no processo individual.

A atribuição das menções pode corresponder também a um prémio simbólico de natureza eminentemente educativa, dependendo das possibilidades da escola e da dinâmica que a interação com o meio possibilitar.

Os alunos que integrem, no final de cada período, o Quadro de Mérito receberão um diploma, no período seguinte, a ser entregue pelo Diretor do Agrupamento ou outro professor, na presença do Diretor de Turma e de todos os alunos da turma.

Lista de alunos que integram o Quadro de Mérito no 1º Período Ver mais...

Quadro de Excelência

O Quadro de Excelência reconhece os alunos que revelem excelentes resultados escolares na avaliação interna e externa.

São requisitos de acesso ao Quadro de Excelência:

• A obtenção de média, no mínimo, de quatro unidades e cinco décimas (4,5) no conjunto das várias Áreas Curriculares Disciplinares, nenhum nível inferior a quatro e menção de Satisfaz Bem na área de Educação Cívica e Ambiental;

• No final do ano letivo, os alunos do 6º e 9ºanos terão de obter, no mínimo, nível 4 nos Exames Nacionais de Língua Portuguesa e Matemática.

Atribuição das menções de Excelência

Aos alunos que integrem, no final do ano letivo, o Quadro de Excelência será atribuída a menção respetiva que será registada no processo individual.

A atribuição das menções pode corresponder também a um prémio simbólico de natureza eminentemente educativa, dependendo das possibilidades da escola e da dinâmica que a interação com o meio possibilitar.

Os alunos que integrem, no final do ano letivo, o Quadro de Excelência, receberão um diploma, no início do ano letivo seguinte, a ser entregue pelo Diretor do Agrupamento ou outro representante, numa Cerimónia a realizar com a presença dos familiares dos alunos, professores e outras entidades.