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Logótipo


O Logótipo pretende associar uma imagem própria do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto – Cinfães, que o identifique e distinga dos demais Agrupamentos/Escolas, entidades públicas e privadas e, em particular, junto do público em geral.

A sua utilização deve cumprir o determinado nas normas de utilização, designadamente:

• Ser utilizado por todos os órgãos e estruturas em comunicações internas e externas bem como no cartão identificativo;

• Ser utilizado em todos os materiais, trabalhos e publicações que sejam produzidos ou apoiados pelo Agrupamento.


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Destaque

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Ensino Artístico Especializado no Domínio da Música

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O Curso do Ensino Artístico Especializado, visa proporcionar o aprofundamento da educação artística e dos conhecimentos em ciências musicais, propiciando o domínio avançado da execução dos instrumentos.


O Curso do Ensino Artístico Especializado, no domínio da Música, destina-se a alunos que:

  • Sentem uma vocação nesta área e procuram um ensino onde possam desenvolver as suas aptidões ou talentos artísticos;
  • Pretendem uma formação de excelência que lhes permita vir a exercer uma profissão neste ramo artístico;
  • Ambicionam estar melhor preparados para uma formação de nível superior no domínio desta arte.

O Cursos Básico de Música é frequentado em regime articulado, em dois estabelecimentos de ensino: Academia de Música de Castelo de Paiva e a Escola Básica General Serpa Pinto;

Os alunos frequentam as disciplinas da componente de ensino artístico especializado na Academia de Música de Castelo de Paiva e as restantes componentes na Escola Básica General Serpa Pinto.


O plano de estudo integra:

  • Áreas disciplinares e disciplinas de formação geral, de acordo com o Decreto -Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, que visam contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos;
  • Áreas disciplinares e disciplinas de formação vocacional que visam desenvolver o conjunto de conhecimentos a adquirir e capacidades a desenvolver inerentes à especificidade do curso no domínio da música;
  • Carga horária semanal mínima de cada uma das disciplinas;
  • Carga horária total a cumprir.

A quem se destina o curso básico de Música?

  • A todos os alunos que ingressam no 5.º ano de escolaridade;
  • A todos os que, através da realização de provas específicas, forem considerados, pela escola do ensino vocacional, com as competências necessárias, à frequência do grau, correspondente ao ano de escolaridade que frequenta.

Quais as especificidades de ingresso?

  • Para admissão à frequência do curso básico de Música é realizada uma prova de seleção que é aplicada pela Academia de Música de Castelo de Paiva;

Podem os alunos ser eliminados?

  • A prova de seleção só tem efeito eliminatório quando o número de candidatos for superior ao número de vagas.

Que organismo tutela a prova de seleção?

  • Apesar de ser da responsabilidade da escola do ensino vocacional, é à ANQ quem compete a aprovação do modelo e a divulgação das regras da respetiva aplicação.

Os alunos que concluam com aproveitamento o Curso Básico, no âmbito do Ensino Artístico Especializado no domínio da Música, têm direito a um diploma e a um certificado.

Para os alunos em regime articulado, a certificação da conclusão do ensino básico pode ser feita independentemente da conclusão das disciplinas da componente de formação vocacional, de acordo com a regulamentação em vigor para aquele nível de ensino.

A pedido dos interessados podem ainda ser emitidas, em qualquer momento do percurso escolar do aluno, certidões das habilitações adquiridas, as quais devem discriminar as disciplinas concluídas e os respetivos resultados de avaliação.


  • Declaração de Retificação n.º 54/2012, de 28 de setembro Portaria n.º 225/2012, de 30 de julho
  • Portaria n.º 419-A/2012, de 20 de dezembro
  • Portaria n.º 419-B/2012, de 20 de dezembro
  • Portaria n.º 243-B/2012, de 13 de agosto Portaria n.º 691/2009, de 25 de Junho
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VídeoGaleria

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Revista Escolar

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O sítio onde todos nos encontramos!

É verdade! Aqui todos nos encontramos, professores, alunos, assistentes operacionais e demais membros da comunidade educativa, bem como ilustres cinfanenses, conhecidos e desconhecidos, para dar voz e deixar para a posteridade os factos e acontecimentos mais marcantes da vida de uma escola, neste caso de um agrupamento de escolas.

Pretendendo constituir uma forma de promover a expressão escrita, divulgar as atividades desenvolvidas no agrupamento, possibilitar a toda a comunidade educativa um meio de expressão, bem como ser um testemunho para memória futura, o projeto da Revista Escolar tem vindo a sofrer melhorias significativas até ao momento. Para isto, tem contribuído o trabalho conjunto da equipa que coordena o projeto. Assim, nos últimos três anos, a revisão ortográfica tem estado a cargo de duas professoras de Português, e a organização gráfica, nos últimos dois anos, tem estado a cargo de um professor de Educação Visual.

A existir desde 2006, a Revista escolar conta já com múltiplas edições, tendo variado entre duas a três tiragens anuais.

Este é um projeto que se prevê ser de longa duração, pois conta com o maior número possível de colaboradores! Por isso, vamos continuar a encontrar-nos no sítio do costume!

 



Revista Escolar

Revista nº 23
Revista nº 22
Revista nº 21
Revista nº 20
Revista nº 19
Revista nº 18
Revista nº 17
Revista nº 16
Revista nº 15
Revista nº 14
Revista nº 13
Revista nº 12
Revista nº 11
Revista nº 10
Revista nº 9
Revista nº 8
Revista nº 7
Revista nº 6
Revista nº 5
Revista nº 4


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